Quaresma – tempo de comer peixe!...Mas por quê?

O período da Quaresma é vivido na Igreja Católica desde a Quarta-feira de Cinzas até a manhã da Quinta-Feira Santa. Trata-se de um período litúrgico em que há a preparação dos fiéis para a celebração da Páscoa do Senhor, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos. Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.
A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). Em seu simbolismo, este número não significa um tempo cronológico exato, mas uma representação sociocultural de um período de duração significativa para uma comunidade de crentes.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.
Esta preparação é feita através de jejum, abstinência, caridade e orações. Muitas pessoas fazem penitência nesse período e, seguindo a tradição, muitas ainda deixam de comer carne durante os 40 dias, consumindo como principal fonte de proteína, o peixe.
Isso acontece porque, segundo o Código de Direito Canônico o jejum é a forma de penitência que consiste na privação de alimentos. Já a abstinência consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre. A sua concretização na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carne e, o peixe (algumas espécies), por sua vez, faz essa alusão a uma alimentação simples, por ser mais barato.
Assim, consumir peixe durante a quaresma não significa gastar mais e comer bacalhau ou salmão. Trata-se de uma excelente oportunidade de conhecer novas espécies de peixe e, ainda, economizar (especialmente esse ano em que a carne está com o preço alto). Eu, por exemplo, fui essa semana a uma peixaria de supermercado e comprei dois peixes bem baratos, sem espinhas e nutritivos – tilápia (R$7,80/kg) e carapau (R$6,09/kg).
Alguns podem pensar que essa abstinência é coisa de antigamente mas, em entrevista informal com alguns peixeiros de supermercado, eles informaram que nesse período há um aumento na venda de peixes. Estudos sobre o mercado de pescado também apontam maior venda de peixe entre os meses de Fevereiro e Abril, o que mostra que a tradição ainda é seguida por muitos. E você? Também segue essa tradição? Conte-me abaixo na seção de comentários.
Para concluir esse post, deixo a seguinte frase que simplifica e esclarece sobre o consumo de peixes nesse período do ano: “Comer peixe no lugar de carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística” (Padre Antonio Mendes).
Desejo a todos uma quaresma, com muita reflexão, empatia, renovação e ação.

Texto escrito por Débora Planello
Fontes: Código de Direito Canônico, Wikipedia, significado.com.br, cnbb.org.br, portalsatc.com

Comentários

  1. Eu como católica, praticante, costumo jejuar na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Quando possível como peixes também em todas as sextas-feiras da quaresma. Gostei muito desse post. Aprendi bastante com ele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas