Polaca do Alasca - saiba mais

No início do mês participei da feira APAS, em São Paulo, reconhecida com a maior feira de supermercados do mundo. Lá, as empresas dos mais diversos setores apresentaram seus produtos e lançamentos e eu, claro, fui visitar os stands das empresas de pescado. Aos poucos vou trazendo as novidades aqui no blog e na fanpage do Portal do Pescado - www.facebook.com/portaldopescado você já curtiu? Não? Então corre lá. 

Decidi começar pelo Alasca :-) Isso mesmo.

Você sabia que o Alasca tem uma agência oficial do estado, responsável pelo marketing da indústria pesqueira de lá, divulgando seus peixes em diversos países? Pois bem, esta agência tem um escritório no Brasil e, estava com um stand na feira apresentando o diferencial de seus produtos. Confesso que eu fiquei impressionada e, por isso, gostaria de trazer algumas informações do material que eles me forneceram.

Pra começo de conversa, eles me disseram que o estado tem uma rígida legislação que visa assegurar o uso consciente dos recursos naturais pela atividade pesqueira. Isso é importantíssimo para a sustentabilidade da atividade, ou seja, empresas e pescadores têm uma cota limite de pesca e, dessa forma, garante-se um equilíbrio no habitat marinho e a existência das espécies para as futuras gerações. Muito bom, né?

Outro ponto interessante que eles mencionaram foi o processo de conservação dos peixes. Lá no Alasca, eles utilizam o “frozen on board”, o que significa que os peixes, imediatamente após serem pescados, são submetidos apenas uma vez ao congelamento, que é realizado a bordo do barco pesqueiro, garantindo a preservação das qualidades nutricionais e sensoriais dos peixes.

A Polaca é uma espécie de peixe branco da família Gadidae. A Polaca do Alasca vive em um ambiente selvagem, alimenta-se de uma dieta natural e, por esses motivos, possui baixo teor de gordura, carboidrato e colesterol, sendo uma excelente fonte de proteína e minerais. Cada porção de 100g de Polaca do Alasca oferece 537mg de ômega-3

Esse peixe é bastante apreciado por ter carne branca, magra, textura firme e sabor delicado e suave. É muito versátil e pode ser preparado assado, cozido, frito ou grelhado (sugestão de receita abaixo). 

Mas atenção: se você quiser comprar a Polaca que vem do Alasca mesmo, na hora da compra, verifique a origem do peixe descrita na embalagem. Há no mercado peixes importados de outros países, com o mesmo nome Polaca do Alasca, que não necessariamente passam pelo mesmo processo de conservação que eu citei aqui. E isso pode afetar a qualidade do produto. Fique atento.



Receita - Polaca do Alasca à Caprese

Ingredientes

1 folha de papel alumínio
4 filés de Polaca do Alasca
Sal e pimenta-do-reino a gosto
230g de mussarela de búfala fresca, cortada em oito fatias
8 folhas frescas de manjericão
2 tomates médios, cortados em 4 fatias cada
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de azeite
1/3 de xícara de manjericão picado

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em temperatura média-alta. Forre uma assadeira com o papel alumínio e unte com azeite (o suficiente).

Se o filé de polaca estiver congelado, remova o excesso de gelo colocando os filés em água fria e depois seque-os com papel toalha. Coloque os filés na assadeira e asse até que fiquem levemente dourados.

Vire os filés e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe no forno até que o peixe fique com um aspecto opaco.

Remova a polaca do forno e coloque duas fatias de queijo, depois duas folhas de manjericão e duas fatias de tomate sobre cada porção. Retorne ao forno e deixe por mais 2 minutos, até que o queijo derreta. Misture vinagre balsâmico com azeite. Para servir, despeje o molho sobre os filés e decore com o manjericão picado.

Serve 4 pessoas.


Texto escrito por Débora Planello
Fonte, foto e imagem: Alaska Seafood

Comentários

  1. comprei vou fazer hoje parece ser muito bem mesmo.adora peixe.

    ResponderExcluir
  2. Esse peixe possui escamas e barbatanas??? Grata pela informação!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse peixe possui escamas e barbatanas??? Grata pela informação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. possui escamas sim!!!! hehehe... não sei na verdade, como e veja se vai para o céu!!!! kkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. pesquisei mas não encontrei informação sobre as escamas. Achei a seguinte informaçaõ: Espécie muito resistente, o Pollock do Alasca alimenta-se de crustáceos planctônicos, arenques, lulas e pequenos salmões. Não é um peixe muito grande, atinge um comprimento médio máximo de cerca de 80 cm, peso entre 2,5 e 5 kg, e pode chegar aos 15 anos de idade. Possui três barbatanas dorsais e duas barbatanas anais. Seus olhos são grandes, tem a mandíbula inferior saliente, de onde pende um pequeno barbilho. A cor do seu dorso, geralmente com manchas escuras, varia do verde oliva ao marrom; tornando-se prateada nas laterais e pálida no ventre.

      Excluir
  4. não possui patas com cascos e um par de chifres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, quanta ignorância e grosseria.

      Há peixes de couro, sabia?

      Estude, Aprenda, Eduque-se: Cresça!

      Excluir
    2. Tem pessoas sem educação mesmo.... que pena...

      Excluir
    3. E só pra saber que peixe de pele comem muito lixo..E os de escama não veja em .um livro preto que vcs devem ter em casa ..vi em leviticos lei das Alimentação saudável..so isso ou confiar em Deus ou nos homens..

      Excluir
  5. calma pessoal, a vida e curta por aqui, depois ficam com remorsos etc um dia com certweza

    ResponderExcluir
  6. A quem interessar: Anatomia: Da mesma família do bacalhau (Gadidae), peixes da ordem dos Anacantinos, de corpo alongado, barbatanas moles, escamas pequenas e cicloides, boca grande, aberturas de brânquias grandes e comumente barbela no queixo. (Espero ter ajudado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela orientação e por sua educação parabéns

      Excluir
    2. Agradeço sua informação. Sou alérgica a peixes com escamas. Então a polaca vai continuar fora do meu cardápio.

      Excluir
  7. Agradeço as respostas e informaçoes, porem discordo da ironia com que alguns leigos ignorantes demonstram quando alguem pergunta se taç peixe e limpo ou imundo segundo o conceito biblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, também tava pesquisando sobre isso, pois não como nada que não seja Kosher.

      Excluir
  8. Agradeço as respostas e informaçoes, porem discordo da ironia com que alguns leigos ignorantes demonstram quando alguem pergunta se taç peixe e limpo ou imundo segundo o conceito biblico.

    ResponderExcluir
  9. Esse peixe e prejudicial p quem tem infermidades na pele

    ResponderExcluir
  10. qual é a quantidade de iodo que ela contem

    ResponderExcluir
  11. peixes com escamas são saudáveis, pois retém as impurezas, que não penetram na carne. Há inúmeros peixes contraindicados, como: panga, polaca, cação, peixe espada...e os frutos do mar, q tb não têm proteção da escama, e com isso se tornam nocivos à saúde.

    ResponderExcluir
  12. grata ao blog do kafufa pela maneira direta, concisa e sóbria de prestar informações. Pena que nas redes sociais e na rede de computadores existem aqueles que só insistem em expressar a sua ignorância no que diz respeito a algum assunto, além de ressaltar o seu preconceito e desrespeito pelo direito do outro de pensar diferente acerca de determinado assunto.

    ResponderExcluir
  13. Fiz assado com legumes ficou MARAVILHOSOOOO������

    ResponderExcluir
  14. Excelente dica como distinguir e comprar a Polaca do Alasca.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei com medo agora, nem pensei sobre escamas ou couro ops! Mas já comprei vou come-lo assado no forno. Eheheh

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Peixes de couro não são recomendáveis para pessoas com inflamação, infecção, feridas, recém operadas. São os chamados peixes reimosos.
    Os peixes com escamas não são reimosos.
    http://www.jorgeroriz.com/peixes-reimosos-e-peixes-com-escamas/
    Ainda NÂO OBTIVE a certeza de que Polaca do Alasca tem o não escamas. Alguns afirmam que não tem. Outros ( talvez por interesses financeiros) afirmam que sim. Tenho dúvidas

    ResponderExcluir
  19. POLACA DO ALASCA: Sim, tem escamas (scale em inglês) pois é da mesma família do bacalhau (GADIDAE) :
    (Gadidae) família de peixes da ordem dos Anacantinos, de corpo alongado, barbatanas moles, escamas pequenas, cicloides, boca grande, aberturas de brânquias grandes e comumente barbela no queixo. Inclui muitos peixes importantes como alimento, a maioria marinhos (como o bacalhau).
    Fonte: http://encyclopedia2.thefreedictionary.com/Gadidae

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Compro a Polaca do Alasca no supermercado Extra por 20 reais o kg. O filé não tem espinhas e tem gosto de bacalhau. Já penso em usar no Natal.

      Excluir
    2. Comi hoje pela primeira vez. Não tem espinhas> Fiz cozido e do molho fiz pirão e como acompanhamento, purê de batatas. Ficou uma delícia.

      Excluir
  21. vou comer pela primeira vez, apesar dos longos anos...espero ficar freguesa!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! Fiz ele hoje empanado e todos adoraram. Não tem espinhas. Confesso que comprei meio desconfiada por não conhecer. Mas deu tudo certo. Comprarei de novo.

    ResponderExcluir
  23. Olá. Bom dia. Hoje, Sexta- Feira Santa, estou preparando uma Polaca do Alasca a meu estilo. Como sou baiano, o farei ao forno, e com azeite de dendê e leite de coco. Aqui é tudo bem temperado, e uma pimentinha de cheiro. Nunca comi esse peixe, se é gostoso, vou saber. O certo é que o cheiro atiçou a vizinhança. Veremos!

    ResponderExcluir
  24. Com certeza é um peixe de couro escamoso. Nenhuma garantia do céu, meu amigo!

    ResponderExcluir
  25. Olá para ajudar você a superar suas várias preocupações financeiras e lidar com seus objetivos para o futuro, em um quadro sem dificuldades, eu posso te ajudar com uma oferta de crédito (particulares, empresas, associações) em dificuldade ou quer resolver alguns de seus problemas financeiros ou para criar uma empresa. A escolha soma de escolha da depreciação duração: 40 anos, no máximo. o reembolso de taxas de juros de 3%. Neste sentido, peço a você, escrever para você ou contatá-lo por e-mail se você estiver interessado pela oferta de empréstimos, entre em contato via e-mail:Durand.CHRISTRINE84@gmail.com
    e-mail:Durand.CHRISTRINE84@gmail.com
    e-mail: Durand.CHRISTRINE84@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Ômega 3 Plus Puris 1000mg 60 Cápsulas
    R$ 36,90

    O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos e de colesterol no sangue. O ÔMEGA 3 PLUS PURIS AÇÃO MAGISTRAL é um ácido graxo poliinsaturado concentrado constituído por 33% de ácido eicosapentaenóico (EPA) e 22% de ácido docosahexaenóico (DHA).

    Conteúdo: 60 cápsulas
    Código: 05120066

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/omega-3-plus-puris-1000-mg-60-capsulas.html

    ResponderExcluir
  27. http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7232643/anvisa-proibe-venda-lote-peixe-congelado-por-presenca-parasitashttp://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7232643/anvisa-proibe-venda-lote-peixe-congelado-por-presenca-parasitasDf

    ResponderExcluir
  28. Já tive reação alérgica quando consumi peixe e quando fui procurar saber era peixe sem escamas. Eu também procuro saber se o peixe tem escamas ou não pra poder comer. Nem é por conceito religioso, e sim por alergia mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Fiz uma cirurgia pode comer esse peixe, ele é remozo ?

    ResponderExcluir
  30. O problema é justamente esse, como diz no artigo a polaca do alasca é um peixe PREMIUM ou seja, custa caro. Quem encontra aí "polaca" sendo servida em restaurantes baratos ou em mercados sendo comercializado por menos de R$15 o kg esses peixes não são polaca!! São outras espécies similares, vindo muitas vezes da China ou Rússia, pescados e armazenados em condições muitas vezes duvidosas. Por isso não arrisquem, se virem polaca barato nunca comprem. Uma tilápia produzida aqui no Brasil ou um peixe do nosso litoral sempre são as opções mais seguras!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas