Tilápia ou Saint Peter?

Continuando com o objetivo de esclarecer algumas questões relacionadas ao consumo de pescado, quero hoje falar sobre Tilápia e Saint Peter. Qual você prefere? Qual você compra?

É interessante como cada vez mais se vê o nome Saint Peter nas peixarias e cardápios de restaurantes. Mas afinal, que peixe é esse? Para te tranquilizar ou talvez, para sua surpresa, tilápia e Saint Peter são o mesmo peixe. 

A tilápia, espécie de origem africana, foi introduzida no Brasil na década de 30. Contudo, um maior volume desse peixe começou a ser visto no mercado no final dos anos 90 e início de 2000. Hoje encontra-se tilápia em praticamente todos os supermercados e peixarias do país - nas formas inteiro, filé fresco e filé congelado e é também cada vez mais frequente ver esse peixe no cardápio de restaurantes, principalmente os de comida japonesa (como opção de peixe branco). 

Você deve se perguntar então por que há dois nomes diferentes para o mesmo peixe? A origem dessa questão está na qualidade ruim que as tilápias pescadas nos rios alguns anos atrás tinham. Na verdade, esse produto ainda existe mas não é um produto comercial. A tilápia de rio era pequena, tinha alguns espinhos e sabor de barro. Para resolver estas e outras questões, muitas pesquisas foram realizadas e melhorias adotadas no cultivo da tilápia que hoje é vendida em muitos lugares como Saint Peter e, esta não tem mais gosto de barro, tem um processo produtivo controlado e é abatida e chega à mesa do consumidor em um período muito pequeno de tempo, favorecendo o frescor e qualidade do produto. Ou seja, o nome Saint Peter foi dado para diferenciar o produto ruim de um produto com qualidade e boa aceitação pelos brasileiros.

Então agora você já sabe: Saint Peter é tilápia. Isso não quer dizer que se em algum lugar você encontrar o nome tilápia e não Saint Peter quer dizer que o produto será ruim. Não. Como dito anteriormente a tilápia pescada nos rios está cada vez menos presente nos supermercados e restaurantes. Assim, pode consumir tranquilamente e com a certeza de que será um peixe de carne branca, sem espinho e com sabor suave. Se não for, reclame, pois os produtores tem feito um excelente trabalho e tilápia de altíssima qualidade é produzida e muito ofertada no mercado nacional. Ah! Importante: internacionalmente este peixe é conhecido como tilapia e não Saint Peter.

A tilápia é um peixe versátil que pode ser preparado frito, assado, grelhado e também pode ser consumido cru. Para te ajudar a escolher a sua próxima receita com tilápia, segue abaixo uma receita de ceviche, adaptada de uma receita de ceviche peruano do pai de uma grande amiga minha. É rapidinho de fazer e uma delícia!



Ceviche de tilápia


500 g de filé de tilápia
½ xícara (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de gengibre ralado (se não gostar ou não tiver gengibre pode fazer sem) 
½ cebola roxa fatiada em meia-lua 
½ pimenta dedo de moça 
Coentro bem picadinho a gosto (não colocar muito devido o gosto forte - mas um pouquinho faz toda a diferença!)
Sal a gosto

Texto escrito por Débora Planello.

Comentários

  1. Muito obrigado pelas informaçoes.gostei muito da dica de preparo uma delícia

    ResponderExcluir
  2. Amo este peixe, o atual, claro. Pq lembro quando era criança ele tinha gosto gorte de barro.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Peixes não fecham os olhos, pois não possuem pálpebras. A palavra "dormir" não é adequada, na verdade eles desaceleram seu metabolismo para poupar energia. Alguns realizam esse processo durante o dia outros durante a parte da noite, como no caso da tilápia.

      Excluir
  4. O melhor é que não tem cheiro acentuado, não deixa a cozinha com cheiro de peixe, gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo peixe, desde que fresco, não tem cheiro

      Excluir
  5. O melhor é que não tem cheiro acentuado, não deixa a cozinha com cheiro de peixe, gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica. Sempre gostei de tilâpia por nao ter cheiro forte do peixe e o nome francês dado a ele ficou chique e mais caro kkkkk.

    ResponderExcluir
  7. Estou surpresa com essa informação,porque já aconteceu de eu me programar para fazer um almoço e não encontrar o sant peter sendo que tinha tilaria e não me informaram que era o mesmo peixe.Obrigada pela valiosa orientação, não verei mais a tilaria como um peixe de segunda!

    ResponderExcluir
  8. Saint Peter é a tilapia vermelha. Somente a vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que aprendi também! Sigo essa linha.

      Excluir
    2. A cor avermelhada é por causa da ração que recebe... Se você pegar uma tilápia de Rio e começar a dar ração, vai ficar avermelhada... Meu primo tem criadouro de tilápia e piau.. já fizemos o teste...

      Excluir
  9. Amigo só me explique uma coisa, se a tilápia foi melhorada porque tinha gosto de barro ou seja em "laboratório", com se dar a informação que a tilápia saint peter é originária de Israel e a tilápia do Nilo ..
    O que estou querendo dizer é que suas informações não explica as origem ... Apenas dá-la que a tilápia foi melhorada pq tinha gosto de barro .
    Ou faltou informações em seu pôster ou está equivocadas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois bem, é importante deixar claro que Saint Peter e/ou Saint Pierre fazem referencia a uma das 100 espécies de Tilápia reconhecidas até hoje, que neste caso seria a Tilápia Vermelha.

      Excluir
  10. Detesto este peixe, pra mim continua com gosto de barro e uma carne adocicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá para ajudar você a superar suas várias preocupações financeiras e lidar com seus objetivos para o futuro, em um quadro sem dificuldades, eu posso te ajudar com uma oferta de crédito (particulares, empresas, associações) em dificuldade ou quer resolver alguns de seus problemas financeiros ou para criar uma empresa. A escolha soma de escolha da depreciação duração: 40 anos, no máximo. o reembolso de taxas de juros de 3%. Neste sentido, peço a você, escrever para você ou contatá-lo por e-mail se você estiver interessado pela oferta de empréstimos, entre em contato via e-mail:Durand.CHRISTRINE84@gmail.com
      e-mail:Durand.CHRISTRINE84@gmail.com
      e-mail: Durand.CHRISTRINE84@gmail.com

      Excluir
  11. Adoro esse peixe... realmente a tilápia de rio não é boa não... e é fedida tb...

    ResponderExcluir
  12. Esclarecendo.....Tilápia é de rio, por isso o gosto de barro, saint peter é peixe de cativeiro, com alimentação selecionada. Ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha fazenda, 60 anos atrás, criávamos ti lápis na lagoa.Pescavam os até com couve no anzol Por isso não tinham gosto de barro.Qualquer peixe muda de gosto V conforme sua alimentação. Mas não muda a espécie. Se vc colocar um Saint Peter no rio para se reproduzir terão o gosto da tilapia de rio e vice versa.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Recomendo o peixe e o Ceviche, más tem que ser fresco.

    ResponderExcluir
  15. pena que com isso o preço foi parar na lua, 40 conto um kg.

    ResponderExcluir
  16. Eu detestava tilápia porcausa do gosto de barro. O Saint Petet é uma delícia, e como direto, só não sabia q era o mesmo peixe, só estranhava o nome. Espero q sendo de cativeitro mantenha os nutrientes e não faça mal. Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  17. Ficou bem explicado o porque dos dois nomes dados ao mesmo peixe
    Adoro esse peixe e essa dica de receita, hum, delicia

    ResponderExcluir
  18. Ficou bem explicado o porque dos dois nomes dados ao mesmo peixe
    Adoro esse peixe e essa dica de receita, hum, delicia

    ResponderExcluir
  19. Sempre consumo o San Peter , mas não sabia desta informação.

    ResponderExcluir
  20. Na realidade Saint Peter é a Tia pia Vermelha e se origina de Israel. Criada em cativeiro e alimentada com ração. Então tem diferença sim.

    ResponderExcluir
  21. Olá para ajudar você a superar suas várias preocupações financeiras e lidar com seus objetivos para o futuro, em um quadro sem dificuldades, eu posso te ajudar com uma oferta de crédito (particulares, empresas, associações) em dificuldade ou quer resolver alguns de seus problemas financeiros ou para criar uma empresa. A escolha soma de escolha da depreciação duração: 40 anos, no máximo. o reembolso de taxas de juros de 3%. Neste sentido, peço a você, escrever para você ou contatá-lo por e-mail se você estiver interessado pela oferta de empréstimos, entre em contato via e-mail:Durand.CHRISTRINE84@gmail.com
    e-mail:Durand.CHRISTRINE84@gmail.com
    e-mail: Durand.CHRISTRINE84@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas