Muita informação para os consumidores de pescado durante a Semana do Peixe 2016

Além das promoções que os supermercados e restaurantes farão durante a Semana do Peixe - de 1º a 15 de Setembro de 2016 (imperdíveis!!!) - acredito que um dos grandes ganhos que nós consumidores poderemos ter com esta Campanha é observando, lendo e participando das ações que diferentes instituições farão oferecendo conteúdos educativos para esclarecer sobre os benefícios do consumo de pescado, as diferentes espécies, características das atividades produtivas – pesca e aquicultura - dentre outros.

Falo isso pois é a falta de informação de qualidade que nos leva a ter receios, a não saber no que podemos acreditar ou não e, isso pode acabar nos fechando para um mundo de oportunidades de consumo de pescado de qualidade. Por exemplo: todo peixe congelado é ruim? O peixe fresco é melhor do que o peixe congelado? Peixe de pesca é melhor do que peixe de aquicultura? Peixe importado é melhor do que peixe nacional?

Qual a sua opinião sobre essas questões? (comente aqui no post ;-)

Bom, para começar a te ajudar a formar a sua opinião sobre esses assuntos (além dos posts do Portal do Pescado :-p ), sugiro que você assista ao vídeo abaixo. Trata-se de uma entrevista que o Rafael Barone e eu demos para o Câmera Pecege, falando sobre a aquicultura nacional e, dando dicas de quais peixes consumir durante a Semana do Peixe para, além de conhecer novos sabores, apoiar esta atividade econômica que cresce e é muito importante para o Brasil.


p.s. se quiser dicas de receitas para preparar tilápia, pintado, tambaqui, dentre outros, inscreva-se no Canal do Youtube do Portal do Pescado – https://www.youtube.com/channel/UCqhf-Lp-etCDzjt8DwxumoA

Falando de conteúdo, outra dica é para os leitores que estão em São Paulo – capital. No dia 14 de Setembro haverá duas palestras gratuitas no auditório Altino Antunes, das 15 às 17h, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP – campus Cidade Universitária. Esta ação tem como objetivo incentivar o consumo de pescado com foco na alimentação saudável e é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP). A palestra das 15h será “A importância do médico veterinário para a segurança e promoção do consumo de pescado no Brasil” e, a das 16h “Os benefícios do consumo de pescado e estratégias para aquisição segura: aprendendo a consumir”. Quem puder participar, fica a dica. Não é preciso inscrição prévia para assistir às palestras.

Continue acompanhando por aqui as novidades sobre a Semana do Peixe 2016.

O Portal do Pescado apóia esta causa.

Texto escrito por: Débora Planello

Fontes: Boletim Semana do Peixe 2016 #3, Câmera Pecege e FMVZ/USP - http://www.fmvz.usp.br/noticias/671-semana-do-peixe-na-fmvz-usp

Comentários

  1. O Portal está lindo, parabéns pela iniciativa!!! Sucesso!!
    A informação é um dos caminhos fundamentais para a promoção dos hábitos alimentares saudáveis e para derrubar barreiras do consumo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas