Boutique de Peixes - Oportunidade no setor de pescado
Entre os dias 16 e 18 de outubro
aconteceu a Feira de Peixes Nativos de Água Doce em Cuiabá/MT. O Portal do
Pescado participou da iniciativa e o intuito desse post é falar sobre uma
novidade apresentada pelo Sebrae durante o evento. Eles montaram um espaço
conceito de uma boutique de peixes de água doce. Acredito que você nunca tenha visto uma, né?
A princípio o nome “boutique” pode
dar a impressão de que é algo para pessoas com maior poder aquisitivo ou,
produtos mais sofisticados. Na verdade o objetivo é aumentar o número de lojas
especializadas na venda de pescado – bom, né? As peixarias, tradicionais pontos
de venda de peixes e frutos do mar, não são mais encontradas com tanta
facilidade, pelo menos aqui no estado de São Paulo. Há ainda algumas, muito
boas por sinal, porém, em pouca quantidade, dificultando o acesso de um maior
número de pessoas. Uma pena...
Assim, a fim de ampliar o número de estabelecimentos que oferecem peixes e frutos do mar de qualidade e atendimento diferenciado, está surgindo um novo
formato de loja que são as boutiques de peixes. Normalmente elas trabalham com peixes congelados, embalados, além de terem um portfólio amplo com produtos que servem de ingredientes ou
complementos para aquele peixe que você está comprando (molhos, temperos, sal,
vinhos...).
Como eu sou totalmente a favor de
um maior consumo de pescado e, estabelecimentos como esse ainda são poucos no
Brasil, trago para vocês as principais dicas que eles deram sobre essas
boutiques – vai que você se anima em abrir uma loja dessas...!
Começando pela fachada foi falado sobre ter o nome da loja em destaque e, se possível
iluminado durante a noite, para atrair os consumidores que passam na frente.
Além disso, é importante que se tenha uma vitrine bem organizada e que chame a
atenção – neste caso, como os produtos são congelados, não seria possível
tê-los expostos e, por isso, optaram por manter um aquário com algumas espécies
que comercializam na loja. Diferente, né?
Já dentro da loja ressaltaram
sobre a organização do mobiliário e produtos de forma que gere um fluxo de
movimentação visando estímulo à compra, inclusive as
aquisições por impulso, com produtos próximos ao caixa. Um diferencial é ter
todos os funcionários da loja uniformizados com roupa personalizada, touca,
avental e calçados adequados para a atividade, além de muito bem treinados para
atenderem adequadamente os clientes e, consequentemente, fidelizá-los. Para
garantir a segurança do estabelecimento, sugeriram um sistema de segurança por câmeras nos 4
cantos da loja, com alarme.
O que eu achei mais interessante
dessa visita foi aprender sobre a importância de aguçar os sentidos do cliente
durante a compra, ou seja, além dos pontos citados acima, essa loja modelo
tinha uma trilha musical, com músicas mais
agitadas e mais calmas para os diferentes períodos do dia e um aromatizante de ambiente desenvolvimento especialmente para o local – muito legal
né? Essa preocupação com o odor do ambiente eu já tinha visto em lojas de bijuterias,
roupas e cosméticos mas não em lojas de alimentos e, nesse caso, é mais
interessante ainda para realmente acabar com essa ideia de que estabelecimentos
que vendem peixe têm mal odor.
O lugar tinha um amplo mix de
produtos e os peixes eram todos da região do Mato Grosso, produzidos por
empresas de lá - uma ótima forma de valorizar a produção local e educar os
consumidores para a qualidade dos produtos daquela região. Todos os peixes que
eu comi durante os três dias que fiquei lá estavam excelentes, muito frescos,
bem temperados e muito bem preparados.
Ao final da visita, nos foi oferecido
para degustação uma salada de tambaqui defumado com manga, acompanhado de um
vinho branco. Muito bom! Ações de degustações em lojas que comercializam
alimentos são excelentes ações de marketing.
Pesquisas apontam que 75% dos consumidores compram um produto a partir da
degustação.
Fiquei muito feliz de dar uma
entrevista para a assessoria de imprensa do Sebrae que cobria o evento:
“Entre eles a blogueira Débora
Planello, 29 anos, uma cientista de alimentos de Piracicaba que criou um blog
para estimular o consumo de pescado, onde apresenta informações para que esse
consumo seja uma verdadeira experiência gastronômica. “Achei o espaço diferente
e muito bem pensado, incentivo iniciativas como essa. É preciso desafazer o
conceito de que lugar de vender peixe tem cheiro desagradável e não é bonito”,
ressalta, elogiando a iniciativa” – por Rita Comini
Não seria bom termos mais lugares
como esses próximos à nossa casa? Acredito que são negócios como esse que podem
favorecer o maior consumo de pescado por nós brasileiros. Imagino que algumas
ações já estejam sendo feitas em algumas cidades do Brasil. Você conhece
alguma? Gostaria muito de saber de lojas, empórios ou boutiques que seguem esse conceito. Se
você conhece alguma loja especializada em pescados, me conte para que eu possa
um dia ir conhecer e apresentar aqui no Portal do Pescado ><((((º>
Texto
escrito por Débora Planello
Fotos juliano Duarte, Rodrigo
Lorenzon e Débora Planello
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