Confira a programação da Semana do Peixe 2014 em todo o Brasil

A Semana do Peixe, organizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, começa amanhã em todo o Brasil e vai até o dia 14 de Setembro. Durante esse período supermercados, peixarias e restaurantes fazem ações que estimulam o consumo de pescado. Com isso, além dos brasileiros terem acesso a um proteína animal de qualidade a um preço mais atrativo, valoriza-se o trabalho dos pescadores e aquicultores que são profissionais-chave para termos bem perto das nossas casas a variedade de pescados que encontramos frescos, congelados ou prontos para o consumo em bares e restaurantes.

Para incentivar a participação nas atividades durante essas duas semanas, compartilho abaixo a programação por região e em algumas cidades do país. Caso você não possa participar de nenhuma dessas, que tal ficar de olho nas ações em estabelecimentos próximos à sua casa e aproveitar a oportunidade para degustar diferentes espécies de peixe e frutos do mar que você ainda não conhece? 

Eu estarei daqui acompanhando as notícias dessas semanas e compartilhando aqui no blog todos os dias. Quem quiser pode me enviar informações e fotos via e-mail (debora.rosche@gmail.com) ou compartilhar nesse post o que viu durante os próximos 14 dias. Vou ficar muito feliz em ver e saber o que cada um fez para apoiar essa iniciativa. O importante é participar!


Programação da Semana do Peixe 2014

REGIÃO SUL

A região Sul do Brasil tem grande tradição em pesca, sobretudo no litoral de Santa Catarina. Os gaúchos e os paranaenses, que têm ótimo potencial na aquicultura, também estão cada vez mais convencidos da importância do pescado na alimentação. Assim, a 11ª Semana do Peixe promete fazer sucesso em toda a região.

Uma mostra disso será o Rio Grande do Sul, onde a Semana do Peixe contará com abertura no Mercado Público de Porto Alegre, dia 01 de setembro, às 10h, com pronunciamentos sobre a importância do consumo do pescado. Durante esse evento serão promovidas degustações e promoções de pescados.

Na capital e em suas lojas no interior a rede de supermercados Cia Zaffari e Bourbon irá distribuir revistas com ofertas de receitas de preparo de pescados. Caminhões do peixe circularão nos municípios de Santa Maria e Rio Grande. Colônias de pescadores participarão de um encontro estadual promovido pela superintendência no próximo dia 04 de setembro. Uma pesquisa de opinião avaliará o andamento da campanha.

No Paraná a abertura da 11ª Semana do Peixe ocorrerá no dia 1º de setembro, em Ponta Grossa, na região central do estado, distante 103 quilômetros de Curitiba. No mesmo dia, o lançamento da campanha terá repercussão em TV e rádio da capital.

Na terça-feira (2), a partir das 17h, estão previstos pronunciamento de deputados no plenário da Assembleia Legislativa sobre a importância do consumo de pescado. A mesma iniciativa, com vereadores, ocorrerá no dia seguinte (3), a partir das 16h, na Câmara Municipal de Curitiba.

No município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, autoridades visitarão escolas públicas que adotam pescado na alimentação, nos dias 3 e 9 de setembro, a partir das 10h. Nos dias 4 e 10, a partir das 15h, serão visitados supermercados e peixarias da Grande Curitiba.

A programação prevê ainda, no dia 4, às 19h, um jantar de confraternização da Confraria da Tilápia, que reúne produtores e admiradores desta espécie, a mais cultivada do País. O jantar será no restaurante do Ministério Público do Paraná.

No dia 5 de setembro, às 10h, haverá visita à feira livre do bairro Cristo Rei, na confluência das ruas Herval e Atilio Bório, em Curitiba. No mesmo dia será promovida palestra para aquicultores em Ponta Grossa, sobre RGP e crédito. Esta palestra contará com o apoio de agentes financeiros que concedem crédito pelo Plano Safra da Pesca e Aquicultura.

Outra ótima programação está reservada para Ponta Grossa. Nos dias 6, 7, 8, 9 e 14 de setembro, a partir das 9h, o caminhão do peixe estará vendendo pescado de qualidade e a bom preço na feira municipal da cidade.

Em Santa Catarina, a abertura da 11ª Semana do Peixe ocorrerá no Mercado Público de Florianópolis, na quarta-feira, 3 de setembro, a partir das 10h.

Caminhões feira farão a festa das comunidades na capital do estado, São José, Itajaí, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul, entre os dias 2 e 12 de setembro.

Haverá campanha em escolas públicas e divulgação em supermercados.

Em Itajaí, um dos municípios pesqueiros mais importantes do estado, será lançado no dia 4 de setembro, às 11h, um livro de receitas com pratos à base de pescado.

Em Concórdia, na região do oeste catarinense, a aproximadamente 450 Km de Florianópolis, será promovida a 1 ª Festa da Tilápia, no dia 7 de setembro, um domingo.

No dia 13 de setembro, em Criciuma, no sul do estado, a 191 Km da capital, está previsto um Seminário sobre Perspectivas da Aquicultura e Degustação de Pescado.

No dia 14 de setembro, a partir das 9h, está programado um encontro da Cooperativa de Aquicultores de Morro da Fumaça, município do sul do estado, a 172 Km da capital, para discutir a produção de peixes em gaiolas (tanques-rede).

No Alto Vale do Itajaí, na cidade de Rio do Oeste, no dia 19 de setembro, a partir das 9h, haverá um seminário regional sobre produção e consumo de pescado.

A Semana do Peixe divulgará a 15ª Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana (FENAOSTRA) programada para os dias 08 a 12 de outubro, em Florianópolis.


REGIÃO SUDESTE

Com uma população de mais de 84 milhões de pessoas, a região Sudeste é a mais densamente povoada do Brasil. Assim, possui um extraordinário potencial para o consumo de pescado, a proteína animal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na região, a produção pode aumentar de forma expressiva com o cultivo de pescado em “gaiolas” nos reservatórios, em viveiros escavados nas propriedades rurais e ainda no litoral.

Por tudo isso, a região festeja com alegria a 11ª Semana do Peixe.

Em São Paulo, a campanha será iniciada com um almoço de confraternização, no dia 1º de setembro. No dia 6 de setembro estão previstas festividades organizadas pela Associação de Pescadores Ambientalistas da 8ª Região do Estado de São Paulo, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de São José do Rio Preto e pelo Sindicato Rural de São Paulo. Depois, o forte da programação serão festividades promovidas por colônias de pescadores dos municípios de Icem (5), Iguape e Cananéia (9), Ilha Bela (11), Ubatuba (12) e Santa Fé do Sul (13). Em todos esses eventos a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no estado estará representada.

No Espírito Santo, a abertura da Semana do Peixe será no dia 1º de setembro, na parte da manhã, no restaurante Panela Capixaba, na Enseada do Suá, um dos bairros mais conhecidos de Vitória. Está previsto no local um coffee break, com produtos à base de peixe, entre as 9 e as 11h. Em seguida, representantes do setor pesqueiro irão visitar o Terminal Pesqueiro Público de Vitória, que está situado na praia da Enseada do Suá. Para incentivar o consumo de pescado, com qualidade e preços mais camaradas, o caminhão feira do peixe irá circular no município da Serra, nos dias 10, 12 e 14 de setembro, entre as 13 e às 17h. Limítrofe à capital, Serra é o município mais populoso do estado, com aproximadamente 460 mil habitantes. Também estão previstas palestras de nutricionistas, sobre a importância do pescado para a saúde, no dia 5 (sexta-feira), em escolas públicas nas regiões sul, norte e central da Grande Vitória. As palestras serão ministradas no horário de 10h30 às 12 h e de 13h30 às 15h. Constam da programação ainda aulas show de culinária em supermercado de Vitória (dia 6) e de Vila Velha, com pratos inspiradores à base de pescado. As aulas serão ministradas nos períodos matutino e vespertino, para atender melhor à demanda.

No Rio de Janeiro, a 11ª Semana do Peixe terá sua abertura na Praça Pública Dr. Luiz Palmier, em São Gonçalo, o segundo município mais populoso do estado. Estão programados cursos de capacitação e beneficiamento de Pescado na colônia Z-11 e em escolas públicas do Município de São Gonçalo.

Será realizado circuito gastronômico com cinco restaurantes da região, nas duas primeiras semanas de setembro. Será servido almoço na praia das pedrinhas e logo após realizada uma palestra para os pescadores com presença do Ministro Eduardo Lopes, da Pesca e Aquicultura.

Estão programados almoços em três escolas públicas de São Gonçalo com a doação de pescado pela Camil Alimentos S/A, para incentivar o consumo de pescados nas escolas. Também estão previstas palestras técnicas sobre aquicultura em colônias de pescadores e a divulgação da campanha nas redes de supermercado Extra, Guanabara, Prezunic, Zona Sul e Carrefour.

Em Minas Gerais, a programação da 11ª Semana do Peixe prevê eventos em todas as regiões do estado. Belo Horizonte, Alfenas, Carmo do Rio Claro, Capitólio, Contagem, Formiga, Lavras, Montes Claros, Morada Nova de Minas, Nanuque, Ribeirão das Neves, Teófilo Otoni, Três Marias e Uberlândia, são alguns dos municípios envolvidos na campanha.

Na capital mineira, na parte da manhã dia 1º de setembro, a partir das 8h está prevista uma caminhada pelo comércio da rua do Bonfim, tradicional ponto de venda de pescado.

Conhecida por seus numerosos restaurantes e bares, Belo Horizonte promoverá, dos dias 11 a 13 de setembro, a partir das 11h, um circuito de orientação para o consumidor, preparação e degustação de pescado (Semana do Pescado Show), que se iniciará pelo Mercado Central (restaurantes com pratos especiais a preços especiais – confira os restaurantes participantes na SFPA/MG, telefones 031 3291-2923 e 3291-7771).

Nos dia 05 e 12 de setembro, respectivamente, às 14h - alunos da Escola Pandia Calógeras, no centro de Belo Horizonte, e da Escola Estadual Nair Mendes Moreira, em Contagem, na Grande BH, assistirão a palestras sobre a importância do consumo de pescado.

Ainda na Região Metropolitana, no dia 04 de setembro, às 14h, está prevista uma palestra sobre consumo de pescado e segurança alimentar no Banco de Alimentos de Ribeirão das Neves, município com elevada densidade populacional. A iniciativa está relacionada a lideranças ligadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a uma importante parceria entre o Presídio Dutra Ladeira, o Banco de Alimentos e a SFPA/MG (piscicultura em presídios com doação simultânea).

No interior, um dos destaques será a Expopesca de Montes Claros, de 04 a 07 de setembro, no Parque de Exposição João Alencar Athayde. Com mais de 400 mil habitantes, Montes Claros é uma das principais cidades da região norte do estado.

No Vale do Mucuri, Teófilo Otoni, a 450 km de Belo Horizonte, promoverá, no dia 12 de setembro, às 14h30, e no dia 13, às 10h, palestras para incentivar o consumo de pescado na praça principal da cidade. No local um “Caminhão Feira” (parceria com o MPA) irá comercializar pescado de qualidade a preços promocionais. Dia 13 e 14 às 10 h, no mesmo vale, Nanuque irá promover feira livre e palestras com organização da Prefeitura e da colônia de pescadores local.

No sul de Minas, a ALAGO, em articulação com a Universidade Federal de Alfenas, promoverá, entre 12 a 14 de setembro às 14h, “dias de campo” para incentivar o consumo de pescado. No mesmo município, também a ALAGO e uma entidade beneficente, a Sociedade São Vicente de Paulo de Alfenas, organizarão um almoço filantrópico, com peixe no cardápio. O município de Carmo do Rio Claro também realizará uma importante campanha, dias 13 e 14 de setembro, de Conscientização Municipal para o Consumo do Pescado (ações com palestras e campanhas de incentivo ao consumo do pescado).

Nos dias 09 a 14 de setembro, às 10h, a Federação de Pescadores e Aquicultores de MG (FEPA/MG), com sede no município de Três Marias, cidade que dá nome a um dos mais importantes reservatórios mineiros, irá promover eventos como palestras para incentivar o consumo de pescado e promoções no comércio da cidade. Outra cidade comprometida com a Semana do Peixe na área de influência da represa de Três Marias é Morada Nova de Minas que realizará nos dias 12 a 14 de setembro, no parque de exposição Alípio Gomes, a partir das 20h, a feira do peixe de Morada Nova de Minas, importante evento já incorporado ao calendário anual do município. 

No centro-oeste mineiro, a Colônia de Pescadores de Formiga, com o apoio da Superintendência de Minas Gerais, e da Prefeitura, promoverá palestras e atividades para incentivar o consumo de pescado. As atividades devem transcorrer na praça principal da cidade nos dias 13 a 14 de setembro.

Por sua vez, a cidade de Lavras – que se encontra em território mineiro, no Campo das Vertentes, próxima aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro – promoverá uma grande campanha para incentivar o consumo de pescado, com feira livre e manifestação relacionada a política ambiental estadual. O evento, que atende a uma Lei Municipal, que Institui A Semana Municipal do Peixe, ocorrerá entre os dias 01 a 14 de setembro, no centro da cidade.

Um pouco à parte da programação da Semana do Peixe deste ano, mas com o mesmo espírito, a cidade de Capitólio, entre a Serra da Canastra e o lago de Furnas, promoverá o 1º Festival Gastronômico e Cultural da cidade, com início em 13 de setembro e encerramento em 18 de outubro. O evento, que destacará os “Sabores do Peixe”, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, com o apoio da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Minas Gerais. Por sua vez, Uberlândia, importante cidade do Triângulo Mineiro, realizará a 11ª semana do peixe entre os dias 13 a 18 de outubro.


REGIÃO NORDESTE

Com forte tradição pesqueira, a região Nordeste encontra na atividade não apenas um alimento precioso para a sua população como fonte de emprego e renda. Agora, a região busca se destacar não apenas pela sua pesca artesanal e industrial como também pela forte expansão dos projetos de aquicultura, o cultivo de pescado.

Esta nova riqueza torna a da 11ª Semana do Peixe um momento muito especial, de alegria, aprendizado e comemoração.

Basta conferir as atrações programadas em cada estado.

No Maranhão, por exemplo, a abertura começará, no dia 1º de setembro, com uma entrevista do superintendente Alysson Penha Silva à TV Mirante, em São Luís, no primeiro jornal televisivo da manhã. Depois, haverá solenidade na sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura, em São Luís, a partir das 9h, com a presença de dirigentes do setor pesqueiro maranhense.

No dia seguinte, terça-feira (2), será promovida uma palestra sobre a importância nutricional do pescado no Centro de Ensino Bernardo Coelho, em São Luis, às 15h; divulgada a campanha no município de Viana, a partir das 9h; e ensinada as boas práticas na manipulação de pescado na feira da Cohab, em São Luis, a partir das 17h.

Depois, a divulgação chegará a Tutóia (dia 3, às 9h), Raposa (dia 3, de 9h às 13h, no Cais do Porto, Mercado e Restaurantes do município), Portinho em São Luís (dia 4, no Mercado do Peixe da capital maranhense, de 8h às 11h), Pinheiro (dia 4, às 9h), Castanhede (dia 5, às 9h), São José de Ribamar (dia 5, com palestra sobre boas práticas de manipulação, no auditório da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento do município, entre as 15h e as 16h30) e Bacabeira (dia 6, às 9h).

O caminhão do peixe irá fazer a festa das comunidades de São José de Ribamar (no dia 5, no Parque Vitória, às 16h; no dia 9, no Parque São José, às 16h; e no dia 10, no bairro Cohatrac, na região leste de São Luís, às 16h). No dia 11, ainda na capital São Luís, o caminhão do peixe circulará pela Cidade Operária, às 16h; e no dia 12, pela Cohab, também às 16h.

A programação da Semana do Peixe prevê outras palestras em escolas de São Luís. No bairro de Vinhais, na escola Maria Mônica Vale no dia 11 de setembro e na escola Nascimento de Moraes no dia 12, sempre às 15h. Ainda no dia 12, no Liceu Maranhense, no centro da capital, no mesmo horário.

Outras atividades são destaque. No dia 10 de setembro haverá o Passeio Pecuapara/Degustação de Ostras, no município de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís, às 15h. No dia 13 ocorrerá demonstração de boas práticas na manipulação de pescado no Mercado da Liberdade, em São Luís, de 8 às 11h.

A programação maranhense culminará com um Festival Gastronômico no encerramento, no dia 14 de setembro. O festival será na Avenida Litorânea de São Luís, de 16h às 18h.

No Ceará, a 11ª Semana do Peixe começa com um jantar no restaurante Frederico, em Fortaleza. O caminhão do peixe irá circular no bairro José Walter, na capital cearense, e no município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. Aproveitando a aglomeração de pessoas no caminhão do peixe haverá palestra para ensinar o consumidor a escolher um pescado saudável. Palestras sobre os benefícios do pescado para a saúde humana serão realizadas em escolas públicas. O encerramento ocorrerá no mesmo restaurante que marcou o início do evento.

No Rio Grande do Norte, a Semana do Peixe será animada e com uma boa programação. Todos os dias, os restaurantes da capital Natal oferecerão pratos à base de pescado a preços promocionais. As principais redes de supermercados também darão descontos para os consumidores, no item pescados. Em suas nove unidades no estado, a rede Nordestão, logo no dia 1º, oferecerá uma degustação de caldo de camarão aos seus clientes. Sempre a partir das 10 h, o caminhão feira irá circular pelos bairros de Natal (dias 01 a 06) e pelas cidades de Nova Cruz (8), Nísia Floresta (9), São José do Mipibu (10) e Ceará Mirim (12) Está prevista a soltura de alevinos nos reservatórios dos municípios de São João do Sabugi (dia 10), Santa Cruz (11), Upanema (12) e Campo Grande (13), sempre a partir das 15 horas. Da programação consta ainda uma regata com pescadores em Santa Cruz, município a 115 Km da capital, no dia 11. O encerramento do evento também será marcado por uma regata de canoas, no reservatório de Morcego, em Campo Grande, a 270 Km da capital, no dia 13 pela manhã. O reservatório é um dos maiores do estado.

Na Paraíba, a programação da Semana do Peixe se inicia com um jantar para autoridades, empresários do setor e representantes da pesca, no dia 05 de setembro, às 19h. Em dois municípios do Vale do Piancó estão previstas mobilizações para o fomento do consumo do pescado: Igaracy (dia 6) e Ibiara (7). Ocorrerão aulas demonstrativas para alunos do Pronatec sobre beneficiamento e preparo do pescado, na Estação de Piscicultura de Sousa (dia 8) e no Terminal Pesqueiro de Cabedelo (9). No dia 10, no SENAI de Campina Grande, a partir das 14h, palestras mostrarão a empresários como o pescado pode melhorar a saúde de todos. Na oportunidade eles serão sensibilizados a privilegiar essa proteína animal nas refeições de seus empregados. Campina Grande é um dos maiores polos industriais da região Nordeste.

Nos dias 11 e 12 haverá mobilização, ao longo de todo o dia, para aumentar a participação do pescado na alimentação dos alunos da rede pública de ensino no estado.

Em Pernambuco, a abertura do evento será no dia 1º de setembro, a partir das 18h, no restaurante Mercado do Peixe, especializado em peixes e frutos do mar. No local está prevista palestra do professor Paulo Roberto, da UFRPE, sobre alternativas tecnológicas para o aproveitamento integral do pescado, com exposição dos principais pescados do estado advindos da Pesca Artesanal.

Os restaurantes de Recife e mesmo do interior terão pratos promocionais à base de pescado. A programação prevê a degustação de pescado em redes de supermercado (dias 2 e 7 de setembro, a partir das 10h) e em mercados públicos (dia 10, a partir das 14h).

Está previsto o repovoamento de alevinos em três açudes da região Agreste e Sertão do estado (dia 5).

No dia 8 de setembro será realizada uma corrida de canoa, no rio Capibaribe.

Também estão programadas palestras em escolas públicas e em campos universitários.

Haverá um concurso de culinária local, no município de Goiana, no dia 12 de setembro, a partir das 14h.

Na UFRPE será promovida uma feira de biojóias com a participação das marisqueiras da comunidade de São Lourenço – Goiana/PE, no dia 14 de setembro.

Serão realizados cursos de Beneficiamento do Pescado e Sanidade Pesqueira em parceria com o SENAR em duas colônias de Pescadores do litoral Sul. Indústrias pesqueiras comercializarão pescado a preços populares através de caminhões em diversos pontos da RMR.

Como forma de sensibilizar a população da importância de preservar os estuários haverá uma competição cujo objetivo visará a coleta de resíduos sólidos nas margens no estuário do Rio Tejipió.

Nesse ano, a Semana do Peixe contará com ações voltadas ao incentivo à aquisição de peixes ornamentais. Nos dias 7 e 14 de setembro serão realizadas oficinas de montagem de aquários em parceira com a Associação de Aquariofilia e Lojistas no Marco Zero e no Parque da Jaqueira, respectivamente.

Em Alagoas, a programação da 11ª Semana do Peixe se concentrará em dois dias: 11 (quinta-feira) e 12 de setembro, na Praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade de Medicina), no tradicional bairro do Prado, na capital Maceió. No dia 11, entre 8 e 9h, será promovida a abertura oficial do evento, com a participação da banda da Polícia Militar. Na oportunidade, o superintendente Paulo Valter Gondin irá discursar. Estarão presentes, entre outros, o Secretário de Pesca e Aquicultura do estado de Alagoas, Cantídio de Freitas Mundim Neto, e a presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas, Eliane Moraes, além de numerosos dirigentes de colônias. Ainda na Praça Afrânio Jorge será apresentada, por profissional do SEBRAE, entre as 9 e 10h, palestra sobre consumo de pescado. Duas outras atrações no local irão marcar este primeiro dia de campanha. Entre as 10 e as 18 h, a população poderá comprar pescado proveniente de diversas regiões do estado em 12 barracas expositoras. Serão quatro categorias: peixes da região Norte, da região Sul, de produtores locais e de aquicultores. No final da manhã do dia 11 está prevista uma apresentação cultural. Começará as 10 h e prosseguirá até o meio dia.

No dia 12, na Praça Afrânio Jorge, haverá a continuidade da feira do peixe, entre as 8 e as 18 horas. Um concurso culinário, com a participação de 10 colônias, irá ter andamento entre as 10 h e o meio-dia. Será uma oportunidade para o público conhecer pratos regionais muito saborosos. O encerramento da Semana do Peixe em Alagoas está previsto para o final da tarde, entre as 17 e as 18 horas.

Em Sergipe, a 11ª Semana do Peixe será divulgada diariamente, ao longo das duas primeiras semanas de setembro, às 10h, no Mercado Municipal de Aracaju e em shoppings centers da capital (Riomar e Jardins) e de Nossa Senhora do Socorro (Prêmio), município da Região Metropolitana de Aracaju. O enfoque da divulgação será o potencial pesqueiro de Sergipe e do Brasil para a produção pesqueira.

Entretanto, o lançamento da campanha no estado ocorrerá no dia 1º de setembro, no Mercado Municipal de Aracaju, às 8h. 

Nos dias 2 e 8 de setembro, às 9h, no auditório da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no estado, ocorrerá evento visando divulgar a 11ª Semana do Peixe, bem como debater estratégias para o aumento da produção do pescado no Estado. 

No dia 7 de setembro será realizado um curso sobre filetagem e conservação de pescado na cidade de Ilha das Flores.

No dia 11, no município de Canindé de São Francisco, a partir das 9 horas, será ministrada palestra na rede estadual e municipal de ensino sobre os benefícios do consumo de pescado. A mesma atividade ocorrerá para alunos de Aracaju, nos dias 6 e 10 de setembro, a partir das 8h.

Também está previsto, nos dias 11 e 12 setembro, a partir das 14h, oficinas com donas de casa e mulheres de pescadores sobre conservação, processamento, arte culinária e degustação de pescado, no Município de Nossa Senhora do Socorro.

Outra agenda positiva da campanha no estado, prevista para o dia 4 de setembro, a partir das 8h, será a conscientização de pescadores e filhos de pescadores para a preservação da bacia hidrográfica do rio São Francisco, bem como, nos dias 13 e 14, no mesmo horário, visitas com famílias de pescadores a áreas de aquicultura em tanque-rede, na região do baixo São Francisco. Este rio nasce em Minas Gerais e deságua no Oceano Atlântico na fronteira de Sergipe com Alagoas, após percorrer 2.700 Km. Neste trabalho serão visitadas, entre outras cidades, Neópolis, Brejo Grande, Ilha das Flores, Pacatuba e Santana do São Francisco.

Na Bahia, a Semana do Peixe contará com palestras e ações promocionais em escolas. A abertura oficial está marcada para o dia 2 de setembro, no auditório do Banco do Nordeste, no bairro do Comércio, em Salvador, em local próximo à Superintendência. Participarão do evento órgãos públicos parceiros, como a Bahia Pesca, e entidades representativas da classe pesqueira no estado. Durante a abertura serão discutidas ações para o incremento da produção pesqueira, além de formas para incentivar o consumo de pescado.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/BA), em parceria com a Superintendência, irá promover palestras para convidados, nos dias 3 e 4 de setembro. O tema abordado será "Boas Práticas para Manipulação do Pescado". As palestras serão proferidas na unidade do SENAC, no Bairro da Pituba, na capital do estado. Serão oferecidas duas turmas com capacidade máxima para 40 pessoas.

Durante a manhã do dia 09 de setembro, uma profissional do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região irá proferir palestra na Escola Estadual Antônio Carlos, em Vasco da Gama, Salvador. Será servido um coffee break para os alunos que incluirá petiscos a base de pescado para mostrar a importância do consumo de pescado para a saúde dos jovens.

No Piauí, a abertura oficial do evento será no dia 1º de setembro, a partir das 9h, em Esperantina, a 146 Km da capital Teresina. Na oportunidade, será apresentado o Plano Safra, de crédito no setor pesqueiro, para aquicultores da região.

Nos dias 1 a 5 de setembro estão programadas palestras em Teresina. Nos dois primeiros dias, entre as 9h e as 15:30h, as palestras - abordando a importância do pescado na alimentação - serão ministradas a alunos do 3º ano do ensino médio da Unidade Escolar Bejamin Baptista, no centro de Teresina. No dia 3, às 10h, haverá uma palestra sobre manejo de pescado e conservação no Mercado do Peixe, na Avenida dos Expedicionários, no bairro São João. Os dias 4 e 5 de setembro, a partir das 9h, serão dedicados a palestras sobre a importância nutricional do pescado. As palestras ficam a cargo do Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (NUTE) e serão ministradas na Universidade Estadual do Piaui (UESPI), na rua João Cabral, no bairro Pirajá, em Teresina.


REGIÃO NORTE

A região Norte no Brasil abriga a Amazônia, com a extensa floresta e os seus rios caudalosos. Lá, a população tem no pescado uma importantíssima fonte de alimentos. Mais ainda, a região amazônica conta com milhares de espécies de pescado, e oferece ao mundo maravilhas como o pirarucu e o tambaqui, que têm extraordinário potencial para a aquicultura. Além disso, o turismo de pesca atrai gente do Brasil e de outros países.

Assim, esta região reúne todos os motivos para comemorar, com muito orgulho, 11ª Semana do Peixe. E cada estado da região está caprichando.

No estado do Amazonas, por exemplo, a abertura da será no dia 2 de setembro, em Manaus, com uma palestra sobre o valor nutricional do pescado, na Balsa do Terminal Pesqueiro. Participarão pescadores, empresários do setor e representantes de colônias, associações e sindicatos. Nos dias 3 e 4, nutricionistas da Uninorte farão palestras em escolas públicas. Nos dias 9 e 10, pela manhã e à tarde, serão promovidas reuniões de dirigentes da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no estado com feirantes e mercadistas. Nos dias 11 e 12, nos horários de 8 às 11h e de 14 às 16h, a população poderá adquirir pescado de qualidade a preços convidativos. Na oportunidade, os benefícios do pescado serão mencionados. No dia 13, na parte da manhã (de 8 às 11h), haverá concurso de ticagem de peixe, ou seja, de quem prepara os cortes com mais rapidez. No dia 14 será promovido, de 6 às 11h, treinamento sobre técnicas para a retirada de espinha. O fechamento da campanha ocorrerá no dia 15 de setembro, na sede da superintendência, onde será oferecido um “brunch” (refeição que combina café da manhã com almoço) para representantes de entidades parceiras, servidores e colaboradores.

Em Rondônia, a Semana do Peixe será aberta com entrevistas para a imprensa e a comercialização de pescado em bairros de Porto Velho, com o apoio do caminhão-feira. Nas zonas Leste e Sul da capital haverá a comercialização de pescado, colocando frente à frente produtor e consumidor. Na comunidade São Simão, em Ji-Paraná – o segundo município mais populoso do estado, ocorrerá uma Festa do Tambaqui.

No Pará, a campanha será iniciada com um evento no dia 2 de setembro, às 10h, na sede da Federação dos Pescadores do Pará, na travessa Humaitá 2301, em Belém.

Nos dias 3 e 4 de setembro, a partir das 9 horas, haverá palestra sobre nutrição de pescado na Colônia Z-10 de Icoaraci, na capital. Nos dias 5 e 12 serão realizadas reuniões pela manhã na Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) para discutir a feira de pescado que será realizada no dia 13, das 8h às 16h, no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), no bairro de São Brás, em Belém.

No dia 8, a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no estado irá conferir, durante o dia, a baixa no preço do pescado nos estabelecimentos comerciais. A superintendência, antecipadamente, estabeleceu uma parceria com a Associação Paraense de Supermercados (ASPAS) para a redução de preços, de forma a incentivar o consumo durante a 11ª Semana do Peixe. No dia 11, as principais feiras populares de Belém – que vendem pescado e fazem promoções durante a campanha – serão visitadas por dirigentes da superintendência e representantes do setor. 

Faz parte da programação no estado ainda uma palestra sobre a importância do pescado na culinária, no dia 9 de setembro, das 9 às 13 horas, em uma Colônia de Pescadores.

O encerramento da Semana do Peixe no Pará ocorrerá no dia 14 de setembro, domingo, a partir das 9 horas, na FEPA.

Em Roraima, a programação é bem diversificada. A campanha será aberta no dia 1º de setembro, no entreposto pesqueiro de Caracaraí. Este é o terceiro município mais populoso do estado. Situado à margem direita do rio Branco, possui o maior movimento fluvial de Roraima. A abertura contará com palestra sobre boas práticas de manipulação de pescado e curso prático de extração de espinhas. Também estão previstas visitas técnicas, uma ao Centro Tecnológico de Aquicultura (CTA), em Amajarí, no dia 4, e outra ao Laboratório de Piscicultura do Instituto Federal de Novo Paraíso, no dia 11. Serão promovidas palestras em escolas públicas de Boa Vista e de Caracaraí, entre os dias 8 e 10 de setembro. Um curso “Cozinha Brasil”, promovido pelo SESI, será oferecido em uma escola do município de Rorainópolis, no sul do estado, nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Um caminhão feira irá fazer a alegria das comunidades, ofertando pescado barato e de qualidade. O encerramento da Semana do Peixe ocorrerá dia 13 em Bonfim, município situado na fronteira com a República da Guiana.

No Amapá, a campanha envolverá, sobretudo, palestras sobre os benefícios do consumo do pescado. A abertura da campanha, no dia 8 de setembro, será iniciada às 9h, no auditório do Hotel Atalanta, no centro da capital Macapá, com palestras.

Haverá, às 10h, porém, um intervalo de meia hora para coffe break. No mesmo hotel, no dia 11, às 10h, um servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) irá proferir palestra sobre as vantagens do pescado na alimentação. Sempre às 10h, palestras serão ministradas nas colônias Z-1, de Macapá (dia 9); Z-6, de Santana (10); e Z-14, de Fazendinha (11). Essas palestras ficarão a cargo de um servidor da superintendência e ainda do MAPA.

Santana, na região metropolitana de Macapá, é o município mais populoso do estado após a capital. Já Fazendinha, a 16 Km de Macapá, é um balneário banhado pelo rio Amazonas. O encerramento da campanha será no dia 12 de setembro, a partir das 9h, no auditório do Hotel Atalanta.

No Acre, a abertura da 11ª Semana do Peixe será no dia 8 de setembro, às 9h30, no auditório do Palácio do Comércio, na avenida Ceará, na capital Rio Branco. No edifício do Palácio do Comércio está localizada a sede da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do estado. No dia seguinte (9), às 11 horas, a programação contempla a discussão sobre a importância do pescado na alimentação nas três cozinhas comunitárias do município de Rio Branco: (Zona de Atendimento Prioritário 4), no bairro Palheiral; ZAP 1, no bairro Chico Mendes, e ZAP 5, no bairro Santa Inês.

Com o apoio do Sesc ocorrerá, no dia 10, a partir das 11h, uma discussão semelhante nas unidades do “Mesa Brasil“ da entidade nos bairros Bosque e Centro de Rio Branco. No dia 11, a campanha para mostrar os benefícios do pescado se estenderá a feiras livres, supermercados e escolas, no horário de 9 às 17hs, ainda na capital acreana. O encerramento da edição da Semana do Peixe está previsto para o dia 12 de setembro, às 10 h, no Palácio do Comércio. Na oportunidade, o Superintendente Federal do MPA no estado, Alexandre Meireles, irá proferir palestra sobre o tema recorrente da campanha: os benefícios do pescado na alimentação.

Em Tocantins, a abertura oficial será no restaurante Mumbuca, em Palmas, no dia 1º de setembro. Nas duas semanas seguintes haverá promoção de pescado e gelo em colônias de pescadores da capital e do interior do estado.

Também estão previstos festival gastronômico do peixe (dias 4 a 7 de setembro); pesquisa de consumo de pescado; II Seminário sobre Incentivo à Produção de Pescado por Meio da Aquicultura (2); oficina de corte e aproveitamento de peixes redondos (2); II Festival Gastronômico do Pescado (2 a 7); Palestra sobre Consumo e valor nutritivo do pescado (6); degustação de três toneladas de pescado em Santa Fé - TO (7); blitz educativa e divulgação da 11ª Semana do Peixe nas feiras da Capital (9 a 12); divulgação em supermercados e feiras (8); capacitação de piscicultura em viveiros escavados em Araguaína - TO (9); formatura da turma de piscicultor do PRONATEC / IFTO (13); concurso de redação (10 e 11);lançamento de projeto de alimentação escolar (10); e encontro de caiaqueiros em Palmas (12).

No dia 13 haverá um torneio de pesca e festival de peixe em Dianópolis. E, nos dias 18 a 21 de setembro, Campeonato de tarrafa e rabeta em Pau D'Arco (18 a 21), cidade banhada pelo rio Araguaia, a 408km de Palmas. Ainda em Pau D’Arco será realizada uma degustação de 2,5 toneladas de pescado.


REGIÃO CENTRO-OESTE

Esta região tem muita água, espécies de pescado extraordinárias e grande potencial para a produção de ração, visando a aquicultura. E, mais ainda, com o Pantanal, se torna um destino preferencial da pesca esportiva.

Por tudo isso, o Centro-Oeste merece comemorar a 11ª Semana do Peixe com alegria e confiança de que a atividade pesqueira continuará gerando riqueza e qualidade de vida para todos.

A programação da Semana do Peixe sinaliza esse momento.

Na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE/DF), que envolve o DF e alguns municípios de Goiás e Minas Gerais, por exemplo, a campanha será aberta com um evento no Mercado do Peixe de Brasília.

A programação prevê a divulgação da campanha nos meios de comunicação; promoções em peixarias e feiras; degustação de pescado em redes de supermercado; e a presença de autoridades no almoço em restaurantes comunitários.

Em Goiás, a 11ª Semana do Peixe terá programação diversificada. Está prevista na 1° semana de setembro uma oficina gastronômica destinada a merendeiras da rede municipal, nas dependências do Departamento de Alimentação e Educação (DALE), em Goiânia, visando aprender a manipulação e boas práticas no preparo do pescado. O DALE é o responsável pela gestão e pelo controle do programa de alimentação escolar da capital. Atividade semelhante deverá ocorrer no dia 10 de setembro, na cidade de Goiás.

Ainda na 1° semana de setembro serão promovidas palestras, na capital do estado, para alunos e pais sobre a importância do pescado na alimentação escolar. E para fechar a 1° semana, no dia 5, na parte da manhã, será a vez de um workshop discutir receitas de pescado (promoção “Peixe do Dia”).

Outra novidade, na 2ªsemana de setembro, será a programação “O chefe é você”, na cozinha de um restaurante tradicional em pescado, a partir do meio dia. Nessa atração os telespectadores aprendem a preparar a receita de um saboroso prato à base de pescado. Uma TV deverá repercutir esse evento com alguns links ao vivo. O encerramento da Semana do Peixe em Goiás ocorrerá no dia 15 de setembro, em Goiânia.

Já em Mato Grosso, no dia 5 de setembro, na parte da manhã, estão previstas atividades para destacar a importância do consumo de pescado, na Praça Alencastro, em Cuiabá. No dia 9 a programação se concentra em escolas, onde serão realizadas palestras. Outras atividades semelhantes serão promovidas no dia 12 de setembro, em Cáceres, município a 215 km da capital. A Universidade de Cuiabá (UNIC), que contribuirá para a divulgação da Semana do Peixe, tem parceria com a superintendência para estimular o pescado na alimentação.

Em Mato Grosso do Sul, o superintendente Luiz David Figueiró abre a Semana do Peixe, no dia 1º de setembro, concedendo entrevistas a rádios e TV. No mesmo dia ele se reúne, na sede da Superintendência, em Campo Grande, com os presidentes de colônias, aquicultores e comerciantes de peixes. Estão previstas palestras sobre a importância do pescado na alimentação e sobre o potencial do estado para o cultivo de peixes. No dia 4 de setembro haverá a abertura do Festival do Peixe, em Dourados, a 235 km de Campo Grande. Merendeiras participarão de oficinas. Outra atração será uma Feira do Orgânico, no dia 10 de setembro, na Praça da República, conhecida por Praça do Rádio, na região central de Campo Grande. Pesquisas de preço serão feitas em supermercados e peixarias.




Fonte: MPA

Comentários

Postagens mais visitadas