Nuggets de peixe para fazer em casa

O Portal do Pescado foi convidado para participar do programa de gastronomia Bom Gourmet e lá, ensinei a fazer nuggets de peixe. Trata-se de uma receita que eu adaptei de uma receita de nuggets de frango e, que foi testada e aprovada pelo apresentador e o time de gravação.

Neste vídeo, além da receita, eu falo da "carne moída de peixe". Este é um termo que eu gosto de usar para uma forma diferente que você pode usar os filés ou retalhos de filé de pescado para dar mais versatilidade ao pescado na gastronomia, triturando-os em um multiprocessador de alimentos. 

A carne moída de peixe pode ser usada para fazer kibe, torta, escondidinho, recheio de taco (comida mexicana), panqueca, hambúrguer, lasanha, arroz de forno, dentre muitas outras preparações. Veja no vídeo como é fácil de fazer.


As sugestões de espécie de peixe que você pode triturar são: filé de merluza, filé de tilápia, filé de polaca do alasca ou filé de pescada. 

O nuggets de peixe é um bolinho sem espinha, que pode ser frito ou assado. A farinha utilizada para empanar pode ser farinha de aveia, farinha de linhaça ou milho. É uma opção rápida e que pode ser incluída no cardápio das crianças. Abaixo eu deixo a receita para você testar na sua casa (depois comente abaixo o que achou da receita :-)

Nuggets de Peixe

Ingredientes

500g de merluza moída
4 fatias de pão de forma integral (esfarelado)
1 fatia pequena de cebola
3 dentes de alho
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Cebolinha a gosto
1 xícara (chá) de farinha de milho ou farinha de aveia ou farinha de linhaça
2 ovos


Modo de preparo


Acrescentar o pão esfarelado, a cebola e o alho já picados ao peixe e misturar. Ajustar pimenta, sal e cebolinha na mistura e deixá-la bem homogênea. Moldar bolinhos e ajustar as laterais de forma a fazer os nuggets (que também podem ser moldados em forma de croquete, bolinha, como preferir). Empanar os nuggets de peixe passando no ovo primeiro e depois na farinha de milho/aveia/linhaça. Assar por 30 minutos a 200ºC ou, fritar em imersão por aproximadamente 2-3 minutos.

Notas: pré-aquecer o forno por dez minutos a 200ºC


Dicas:


· o nuggets de peixe cru pode ser congelado (15 dias) de forma interfolhada com papel filme 
· o nugget pode ser frito ou assado

Texto escrito por Débora Planello

Comentários

  1. A formulação ótima, mas a manipuladora com a mão sem higienizar, esmalte nas unhas e anel no dedo, e a touca?? creio que nem sabe o que é isso, manipular alimento ao vivo, pelo menos tenha um básico de manipulação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até parece que vc vai comer! Quer aprender a receita? Na sua casa você pode manipular do jeito que quiser. Adorei a receita e creio que quem tem TOC deve procurar ajuda profissional.

      Excluir
    2. Verdade que faço em casa o meu "toc" assim como na empresa de alimento em qual trabalho voltada para alimentação saudável pública, EU SOU A PROFISSIONAL. Voçê deve ser uma pessoa imunda e porca e que deve fazer sua alimentação de qualquer jeito, verminoso (a)!!

      Excluir
    3. Só você na sua santa ignorância para achar que higiene alimentar não presta, eca!!

      Excluir
  2. Acho estranho também mergulhar o nugget no molho. Poderiam usar uma colher pequena.

    ResponderExcluir
  3. Receita impressionante eu amei e já indiquei para meus amigos muito obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas