Pizza de atum, sem atum?

Isso mesmo. Você já deve ter visto pizzas de atum na promoção, certo? Na verdade essas pizzas bem baratas que as pizzarias chamam de "atum" são feitas com chicharro. Chicharro é uma especie de peixe diferente do atum. Ele pertence à família Carangidae e, o atum, à família Scombridae



No mercado podemos encontrar o chicharro sendo vendido enlatado, ralado em óleo comestível, seguindo a mesma linha dos atuns ralados (inclusive estão na mesma prateleira). Porém, esses peixes têm características diferentes entre si. Vejam a foto abaixo:


Vejam que a coloração é bem diferente (atum mais avermelhado e chicharro mais claro). Quanto à textura, o chicharro parece ser mais ralado, ou seja, você sente menos pedaços do que no atum ralado e, em algumas partes parece ter um pouquinho de espinha. Quanto ao sabor, o atum tem um sabor mais agradável, característico mas, quanto ao aroma, achei os dois bem parecidos. Apenas um bom especialista conseguiria diferenciar apenas pelo aroma. 
O atum tem um valor de mercado maior por ser uma espécie mais rara e de qualidade sensorial e nutricional melhor. Por isso, não seja enganado: quando a pizza da promoção for "de atum", muito provavelmente ela está sendo feita com chicharro. Mas, pode ser que isso não seja verdade para todas as pizzarias então, não custa perguntar. E também não há problema nenhum comer pizza de chicharro. Apenas saiba que o ingrediente utilizado ali não é atum. 
Achei que seria interessante compartilhar algumas informações das embalagens dos produtos que comprei: 
Chicharro (porção de 60g): valor energético: 144kcal, carboidratos 1,0g, proteínas 11g, gorduras totais 8g, sódio 390mg.
Atum ralado (porção de 60g): valor energético: 94kcal, carboidratos 0g, proteínas 16g, gorduras totais 3,4g, sódio 254mg.  
Comparando esses dois produtos, o atum tem mais proteínas, menos gorduras, menos sódio e menos calorias. 
Além das pizzas de atum e chicharro, há outros sabores deliciosos que você pode incluir no seu próximo pedido na pizzaria: pizza de camarão, de salmão, de aliche...

Bom apetite!

Texto escrito por Débora Planello

Comentários

  1. Uma bela duma sacanagem, passei por isso pela primeira vez, e a diferença foi notada na hora, liguei na pizzaria questionando o tal atum, e ainda fui informado que era atum de chicharro muito comum em pizzarias, como não conhecia tal peixe não pude nem argumentar muito, mas exigi a troca da pizza imediatamente . . . e aconselho vocês a fazerem o mesmo . . . não seja enganado, atum é atum, e chicharro não é atum . . .

    ResponderExcluir
  2. Essa porcaria de chicharro está acabando com a pizza de atum. Um monte de pizzaria está usando isso no lugar do atum pra reduzir custos, achando que os clientes não percebem a diferença. O cheiro dessas pizzas com chicharro chega a ser nojento.

    ResponderExcluir
  3. Essa porcaria de chicharro está acabando com a pizza de atum. Um monte de pizzaria está usando isso no lugar do atum pra reduzir custos, achando que os clientes não percebem a diferença. O cheiro dessas pizzas com chicharro chega a ser nojento.

    ResponderExcluir
  4. CHICHARRO É O MELHOR EM TUDO!... A principal diferença entre os dois é que o chicharro leva no máximo 48 horas do tempo de pesca para ser enlatado enquanto o atum pode levar até um mês. Sendo assim, o chicharro é o peixe fresco enlatado. Muito utilizado como ingrediente para pizzas, macarrão e até saladas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas