Como denunciar fraude em pescado?

Uma das coisas que aprendi nesses últimos tempos é que o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) - órgão que fiscaliza os estabelecimentos comerciais, indústrias e frigoríficos de pescado - tem um canal de ouvidoria para que qualquer empresa ou cidadão (como eu e você) possa denunciar irregularidades que encontre nos produtos de pescados adquiridos e/ou problemas graves encontrados nos pontos de venda desses produtos como: má conservação, falta de higiene, troca de espécies, enfim.

Para ficar mais claro e você saber utilizar esse canal, que é super importante para o aprimoramento da cadeia do pescado no Brasil, vou citar uma situação que aconteceu comigo. Certo dia comprei um pacote de linguado congelado. Seguindo o processo correto de descongelamento, deixei a embalagem na minha geladeira por 24h. Quando abri o pacote para temperar o peixe ele ainda estava com uma fina camada de gelo ao redor dos filés. Resolvi então deixar uns minutinhos o peixe em temperatura ambiente enquanto preparava outras coisas. Quando eu fui mexer no peixe, ele simplesmente desmanchou! Não consegui aproveitar um único filé da embalagem – um absurdo!

Bom, a primeira coisa que fiz foi entrar em contato via SAC (sistema de atendimento ao consumidor) da empresa produtora e, até hoje não recebi retorno deles. Nesse caso, eu poderia ter usado as informações contidas na embalagem do produto para nesse canal da Ouvidoria do MAPA fazer uma denúncia pois, devido o ocorrido, está claro que a qualidade do peixe não era boa e que a empresa que embalou colocou muuuita água no pacote, fraudando a legislação.

Talvez alguns leitores já tenham passado por alguma situação parecida e/ou já compraram um tipo de peixe e, quando abriram a embalagem, era outro tipo ou era nítida a mistura de espécies na embalagem. Além disso, infelizmente ainda vemos locais que comercializam pescado que não mantém a higiene e nem a conservação adequada dos peixes para a venda, e nem dos descartes, ou seja, provocando um odor muito ruim ao redor do local. 

Assim, o que eu quero dividir de conhecimento com você hoje é o Canal de Ouvidoria do MAPA. Você pode entrar em contato via formulário no site (link: http://www.agricultura.gov.br/ouvidoria/contatos-com-a-ouvidoria/por-formulario-web/formulario), por e-mail: ouvidoria@agricultura.gov.br, ou telefone0800 704 1995. 

Mas em que situações você deve entrar em contato com eles?

1 – caso você compre pescados congelados que tinham grande quantidade de água e/ou o nome do peixe indicado na embalagem era diferente da espécie dentro do pacote – todos esses casos são exemplos de fraude – não aceite isso e faça sua denúncia!
2 – se souber de algum estabelecimento que não mantém um padrão de qualidade e higiene na comercialização de pescados
3 – caso saiba de algum estabelecimento ou empresa que está vendendo pescados de qualidade ruim ao consumidor final
4 – se vir que algum estabelecimento que comercializa ou processa pescado não está dando o devido fim aos descartes, causando mal cheiro e/ou presença de animais no local

Abaixo uma mensagem que tirei do site da Ouvidoria: “A Ouvidoria está a sua disposição para receber reclamações, denúncias, sugestões e até elogios em relação aos serviços prestados pelo MAPA. Ela tem a incumbência de representar você em todos os órgãos ou entidades do MAPA, na busca de soluções ou esclarecimentos para suas reivindicações ou dúvidas, sem a necessidade de sua presença. Saber o que você pensa, ao responder a pesquisa de opinião, é de suma importância para a Ouvidoria, especialmente quanto a sugestões, porque elas colaboram no aprimoramento e busca de soluções para os problemas apontados”. Portanto, usem esse canal!

Se você é consumidor de pescado, é exigente e não quer ser enganado, ajude o MAPA a chegar até os problemas encontrados por você aí na sua cidade para termos cada vez mais empresas brasileiras oferecendo produtos de melhor qualidade a nós consumidores.

p.s. O uso do canal da ouvidoria não descarta a reclamação também nos serviços de atendimento ao consumidor das empresas. Exija seus direitos e produtos de qualidade! #ficaadica

Texto escrito por Débora Planello. 
Fonte: Portal da Agricultura - Ministério da Agricultura (MAPA)

Comentários

  1. Boa tarde,
    Ontem estive na Loja do Giga na AVENIDA OTAVIANO ALVES DE LIMA-275, onde constatei que estão comercializando alguns tipos de Filés de Peixe que constam um nome na embalagem e dentro uma outra espécie e muito mais barato e com menos qualidade do que indicado.
    No pacote está como Filé de Merluza e dentro tem Polaca do Alaska, e em embalagem de algumas empresas.
    Gostaria que seja verificado, pois uma bandeira como o Giga teria que ter mais cuidado ao negociar com fornecedores desonestos.
    Fica aqui meu protesto para acabar com a má fé perante aos consumidores.
    Atenciosamente

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